A forma mais básica de interação de qualquer contact center é através do telefone. É importante saber que há várias maneiras de você se conectar com a rede pública de telefonia e que você poderá utilizar também um modelo híbrido, ou seja, uma mistura delas. Basicamente, existem três tecnologias mais utilizadas no mercado − TDM, IP e GSM:
Telefonia TDM: TDM é a tecnologia legada da rede pública geral- mente disponibilizada pelas operadoras através de links digitais E1. Esta tecnologia está atingindo seus limites em termos de funcionalidades, mas é bastante madura e estável. Neste caso, você vai precisar comprar um gateway que vai fazer a conversão do formato E1 para o protocolo IP.
Telefonia IP e redes de dados: os modernos sistemas de contact center são todos baseados em telefonia IP, o que oferece maior flexibilidade, permitindo, por exemplo, que você tenha sites remotos. Dessa forma, é possível utilizar mão de obra disponível em locais com custos menores e até ter posições de atendimento trabalhando em casa. Na elaboração do projeto, considere o uso de um sistema baseado em telefonia IP.
"Há várias maneiras de conectar a central com a rede pública de telefonia. Basicamente, são três as tecnologias mais utilizadas no mercado: TDM, IP e GSM"
Telefonia GSM: você pode diminuir significativamente seus custos utilizando o que se chama comumente de "chipeira". Alguns gateways já trazem esta facilidade integrada, enquanto que, para outros, você precisará comprar o equipamento, fazer a integração e providenciar os roteamentos. A vantagem é que muitas operado- ras de celular oferecem ligações gratuitas ou por um preço fixo muito barato para operações intrarede. Existem provedores na internet que prestam o serviço de informar se um telefone é portado de uma operadora para outra. Também há gateways que já se beneficiam desta facilidade automaticamente.
De qualquer forma, as suas decisões quanto ao tipo de telefonia a ser adotada serão pautadas, principalmente, por custo e qualidade.